I Curso Nacional de Miocardiopatias e Miocardites

Apresentação

As miocardiopatias e miocardites têm apresentado importantes avanços no diagnóstico e no tratamento direcionado para alvos moleculares específicos. Essa área representa um grupo heterogêneo de enfermidades que acometem o músculo cardíaco. Uma nova era, denominada Cardiologia de precisão, vai sendo expandida nesta área apoiada nos testes genéticos, biomarcadores séricos e diferentes métodos de cardioimagem, que juntos têm ajudado a definir a etiologia, os mecanismos das doenças (fisiopatologia), o prognóstico e guiar o tratamento. Uma nova classificação para miocardiopatias foi recentemente introduzida na prática clínica e tem auxiliado na conexão genótipo-fenótipo – MOGE(s).

As miocardites têm apresentado grandes mudanças com as técnicas de imagem molecular (PET-CT), permitindo o diagnóstico não invasivo como no caso da Sarcoidose Cardíaca e da Amiloidose. A biópsia endomiocárdica e o emprego das técnicas de virologia e genética molecular têm trazido melhores avanços na caracterização das miocardiopatias e miocardites. Novas condições têm sido descritas causando a miocardite como aquela associada ao tratamento da imunoterapia do câncer, um novo desafio na prática clínica do consultório.

Este curso destina-se aos cardiologistas clínicos, cardiopediatras, cardiologistas em tratamentos e também àqueles especializados em insuficiência cardíaca, tendo em vista aproximar os novos conceitos para a beira do leito.

Homenageamos três cardiologistas clínicos que, ao longo de suas vidas, se dedicaram ao ensino, assistência e pesquisa das miocardiopatias: os saudosos Prof. Raul Carlos Pareto Junior, professor emérito da UFF e, em 2019, comemoramos seu centenário; Dr. Marco Aurélio Dias da Silva, professor, pesquisador e chefe do Setor de Miocardiopatias do Instituto Dante Pazzanese; e Charles Mady, fundador do Setor de Miocardiopatias do Incor/USP.

Dra. Maria Cristina de Oliveira Izar Presidente do DA/SBC Gestão 2018-2019

Dr. Evandro Tinoco Mesquita

Diretor Científico do DEIC/SBC

Dra. Maria Cristina de Oliveira Izar Presidente do DA/SBC Gestão 2018-2019

Dr. Fábio Fernandes

Presidente do GEMIC/DEIC/SBC

• Classificação das Miocardiopatias Evandro Tinoco Mesquita (RJ)

• Miocardite em Adultos Marcelo Westerlund Montera (RJ)

• Miocardite em Crianças Maria Eulalia Thebit Pfeiffer (RJ)

• Cardiotoxidade Ligada à Quimioterapia Wolney de Andrade Martins (RJ)

• Miocardite Ligada à Imunoterapia no Câncer Cláudio Domênico Sahione Schettino (RJ)

• Miocardiopatia Periparto Juliano Novaes Cardoso (SP)

• Miocardio Não Compactado Luciano Nastari (SP)

• Miocardiopatia Hipertrófica Edileide de Barros Correia (SP)

• Miocardiopatia Ligada à Sarcoidose Evandro Tinoco Mesquita (RJ)

• Síndrome de Takotsubo Marcelo Westerlund Montera (RJ)

• Imagem Molecular Ligada à Cardiomiopatia Claudio Tinoco Mesquita (RJ)

• Ressonância Cardíaca nas Cardiomiopatias Carlos Eduardo Rochitte (SP)

• Cardiomiopatia Associada à Amiloidose Fabio Fernandes (SP)

• Cardiomiopatias Ligadas à Doença de Fabry Murillo De Oliveira Antunes (SP)

• Hemocromatose Salvador Rassi (GO)

• Doença De Chagas Marcus Vinicius Simões (SP)

• Endomiocardiofibrose Andre Luiz Dabarian (SP)

• Miocardite Ligada à HIV Ana Paula Otaviano (SP)

• Testes Genéticos Nas Cardiomiopatias Marcelo Bittencourt (RJ)

• Displasia Ventricular Arritmogênica Bruno Vaz Kerges Bueno (SP)

• Miocardiopatia Atrial Elerson Arfelli (SP)

• Biópsia Endomiocárdia – Estado Da Arte Marcelo Westerlund Montera (RJ)

• Biópsia Cardíaco Nas Miocardiopatias Marcelo Westerlund Montera (RJ)

• Pesquisa Clínica Nas Cardiomiopatias Henrique Turin Moreira (SP)

• Pesquisa Translacional Nas Cardiomiopatias Marcus Vinicius Simões (SP)

• Ecocardiograma Nas Miocardiopatias Marcelo Iorio Garcia (RJ)

• Miocardiopatia em Crianças Aurea Grippa (RJ)

• Registro de Miocardiopatia e Miocardite Ana Flávia Malheiros Torbey (RJ)

Inscrições

Associados SBC adimplentes R$600,00 - VALOR PROMOCIONAL COM 50% DE DESCONTO R$300,00

Associados SBC inadimplentes e Não associados R$800,00 - VALOR PROMOCIONAL COM 50% DE DESCONTO R$400,00

Este site é 100% seguro e o pagamento do curso poderá ser efetuado por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

Associados da SBC

Acesse o site e informe o e-mail e a senha Cardiol.

Não associados

Acesse o site e utilize o mesmo login e senha de "Não associados".

Caso não tenha cadastro como Não associado, cadastre-se:

Acesso ao curso

Acesso a partir de 12/07/2021 conforme comunicado.

Acesse a plataforma EAD da Universidade do Coração da SBC (clique aqui) e siga as instruções enviadas no e-mail de confirmação de pagamento da inscrição.

Para inscritos que já acessaram a plataforma anteriormente, utilizar os mesmos dados utilizados anteriormente.

Certificação

Todos os participantes receberão o certificado de participação no curso, após realização de avaliação final referente às aulas.

O certificado de aprovação será concedido aos participantes que obtiverem índice de aproveitamento igual ou superior a 7 (sete).

Em caso de dúvida entre em contato.